sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Aveia (uso medicinal)

     As plantas medicinais foram através dos tempos, desde a origem do Homem até aos nossos dias, a base de tratamentos para os problemas de saúde que começaram a afligir a Humanidade. Aconselho o livro “ Tratamento pelas Plantas medicinais”, de João Ribeiro Nunes a pessoas que apreciam utilizar receitas medicinais com várias plantas e também o recomendo a quem gosta de saber mais sobre plantas ligadas à medicina. 
     Vou deixar algumas informações acerca da aveia:
  • Família: Gramineas
  • Descrição/Habitat: É uma gramínea anual, com cerca de uma metro de altura, com colmos eretos e nodosos. Os seus frutos vulgarmente chamados sementes ou grãos, têm um sabor adocicado. Pouco exigente quanto ao tipo de solo, a aveia é cultivada em climas amenos, alternando frequentemente com outros cereais.
  • História: O grão de aveia possui incontestáveis propriedades energéticas e nutritivas. Em farinha, há muito tempo utilizado como alimento para idosos e dispépticos (pessoas com dificuldade de digestão). Já Plínio, na sua “História Natural”, afirmava que os povos da Europa central apenas se alimentavam de pães feitos de farinha de aveia. 
  • Propriedades terapêuticas: Segundo alguns autores contemporâneos, a aveia revela uma ação diurética, emoliente, refrescante e antivaricosica. Os grãos – ricos em vitamina B, proteínas, ferro e cálcio – atuam sobre a formação dos ossos e do sangue, estimulam a capacidade de concentração. As fibras facilitam a digestão e regulam o trânsito intestinal.
  • Fitoterapia/medicina popular: O grão fervido em leite ou cozido em água, é indicado para crianças, pessoas com idade avançada e convalescentes (quem se está a recuperar de uma doença). Pode ser usada como cozimento (20 a 25g de aveia para meio litro de água: ferver meia hora). A infusão de aveia torrada, tomada em jejum (3 chávenas) é um laxante (medicação que se administra pela boca, para fazer evacuar o intestino). A cataplasma de aveia cozida em vinagre, aplicada quente, é analgésica.
Adaptado do livro “ Tratamento pelas Plantas medicinais”, de João Ribeiro Nunes

Matilde Serra (6.º B)

Sem comentários:

Enviar um comentário