Desde há muito tempo que o aquecimento global tem vindo a ser discutido em todas as esferas da sociedade, já que é um assunto de importância vital para a sobrevivência da nossa espécie e de milhares de outras que habitam o planeta, como o urso-polar. Justamente para alertar sobre o degelo provocado pelas mudanças climáticas, que até poderão levar à extinção desta espécie, a fotógrafa alemã Kerstin Langenberger divulgou uma fotografia chocante: uma ursa-polar desnutrida, encontrada numa região do Polo Norte, mais precisamente em Svalbard, na Noruega.
“Tenho visto ursos mortos e alguns morrendo de fome. Vi ursos à procura de comida, ursos tentando caçar renas, comer ovos de pássaros, musgos e algas. Muitas vezes vi ursas terrivelmente finas, e eram todas do sexo feminino…”, afirmou a profissional.
Porém, os ursos-polares não são os únicos que são vítimas do aquecimento global nas mais variadas regiões do nosso planeta. Exemplo deste facto são os papagaios-do-mar. Há alguns anos, estas aves foram alvos de caçadores. Atualmente, apesar de este problema ter diminuído, estes animais são ameaçados pela poluição e pela falta de alimentos, já que a pesca predatória nas regiões em que eles vivem é cada vez mais comum.
A ausência alimentícia é agravada, ainda, pelo aquecimento global. Isto deve-se ao facto da crise climática vivida e enfrentada pelo mundo conduzir a um aumento do nível das águas marinhas à medida que o gelo derrete e ao aumento da temperatura média dos oceanos, afastando da costa os animais que servem de alimento a estes.
Adaptado de:
Mariana Rocha (7.º ano)
Sem comentários:
Enviar um comentário