sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Tigre-de-Bengala

     O tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris), também conhecido como tigre-indiano, é um grande felino e uma das seis subespécies de tigre restantes, sendo a segunda maior, ficando atrás apenas do tigre siberiano. O seu nome deve-se à sua presença em Bengala ocidental, próxima do Golfo de Bengala.
     É uma das espécies mais ameaçadas de extinção entre os grandes felinos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição do seu habitat. Estima-se que em 2008 existiam apenas cerca de 500 tigres-de-bengala livres no planeta; três das nove subespécies de tigres que existiam no planeta já estão extintas, e outras tendem a desaparecer pelo cruzamento entre subespécies diferentes e pela ação do homem.


   Fundações como a WWF (World Wide Fund for Nature) tomaram a frente da responsabilidade de propiciar a preservação dos tigres, mais especificamente do tigre-de-bengala, tigre-de-Sumatra e do tigre-siberiano (ainda mais raros). Estima-se que o número de tigres na Ásia hoje seja 40% menor do que em 1995, graças a esforços e ajuda humanitária, cerca de 15% já foi recuperado.


Leonardo Moreira (7.º A)


Sem comentários:

Enviar um comentário