quarta-feira, 15 de abril de 2015

Chapim-azul

     É uma ave muito difundida e comum, desde áreas temperadas a subárticas da Europa e Ásia Ocidental, em florestas decíduas e mistas. A sua especialidade é procurar os insetos nas fendas e na casca dos ramos das árvores. Por isso há quem pense (erradamente) que eles comem os frutos das árvores.
     Na Córsega, os chapins que ocupam as áreas de carvalhos perenes iniciam a nidificação quando nascem as folhas que lhes proporcionam os insetos de que se alimentam, enquanto que no continente europeu os que ocupam os carvalhos caducifólios nidificam três a quatro semanas antes, porque as folhas neste tipo de carvalhos nascem mais cedo. As duas populações referidas, separadas pelo mar, podem ser consideradas como populações adaptadas aos seus habitats, uma vez que as suas épocas de nidificação estão sincronizadas com a disponibilidade de alimento.
     Esta espécie de pássaros trata-se de uma das mais coloridas da nossa avifauna florestal. Geralmente, possuem um barrete azul, lista ocular preta e a face branca, enquadradas por um colar preto conferindo-lhe uma máscara facial. É uma ave residente, isto é, a maioria destas aves não migra. Apresenta pequena dimensão, sendo mais curto do que o Chapim-real.


Adaptado de :

Mariana Rocha (6.º B)

Sem comentários:

Enviar um comentário