quarta-feira, 25 de março de 2015

Procurando o par

     Existem cerca de 6547 espécies de répteis e na maioria, os dois sexos apresentam muitas diferenças: tamanho, forma ou cor, enquanto adultos. Por exemplo, os machos de todos os crocodilos e de muitos lagartos são maiores do que as fêmeas; todavia, na maior parte das serpentes e em algumas tartarugas aquáticas acontece o contrário e a fêmea é a maior.

     Os répteis reproduzem-se só em determinadas épocas do ano, tal como muitos animais, e, entre os répteis, existem diferentes sistemas para encontrar o par. Por exemplo, as serpentes macho podem descobrir as fêmeas através do olfato; os crocodilos, sobretudo durante a noite, emitem uns ruídos que são «chamamentos» para atrair as fêmeas e afugentar os rivais.
Exemplos de alguns comportamentos noutros animais:

- A família Agamidae

Estes animais têm uma cabeça grande, crista e papada de cores muito vivas; quando querem atrair uma fêmea ou intimidar um adversário, assumem posições apelativas e executam movimentos de ostentação que fazem sobressair as suas cores.

- Os lagartos Sauromalus


Dos desertos americanos, estes animais, não se conformam com um só parceiro e cada indivíduo de um e outro sexo copulam (acasalam) com vários indivíduos do sexo oposto, garantindo, assim a fertilização dos ovos.




Adaptado do livro "Os Répteis" da Editorial Notícias.
Matilde Serra (6.º B)


Sem comentários:

Enviar um comentário