quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Conservação da Natureza - 5.º ano

Os alunos do 5.º ano foram convidados a refletir, nas aulas de Ciências Naturais, acerca de alguns problemas relacionados com a forma como o Homem trata a Natureza e os seus seres vivos. De seguida apresentam-se alguns dos trabalhos preparados e apresentados pelos alunos.

5.º A

O estado do Ambiente

     O Homem não tem pensado no estado do ambiente, na vida dos outros seres vivos e na poluição que está a acontecer ultimamente. Neste artigo vou falar um pouco sobre o estado do ambiente.
Em primeiro lugar, o ambiente está a ficar poluído; o que devemos fazer é evitar deitar lixo para o chão e não destruir o habitat dos seres vivos. Esta situação tem vindo a acontecer porque as pessoas não respeitam os locais destinados a colocar o lixo, que são os caixotes do lixo e os ecopontos e por vezes deitam lixo para o chão.
     Em segundo lugar vou falar dos seres vivos ameaçados, como, por exemplo, o lince ibérico, a baleia azul e o urso polar. Estes animais estão em vias de extinção, devido, entre outras razões, à destruição do seu habitat. O que devemos fazer para ajudar estes seres vivos é reconstruir os seus habitats e devolvê-los ao seu devido local.
     Proteger o ambiente é muito importante, pois melhora a vida de todos os seres vivos, incluindo a nossa!

Luís Paulo (5.ºA)

Os ambientes atuais

     Hoje em dia, os ambientes estão muito poluídos devido a fenómenos naturais, ou também, mais frequentemente, à poluição causada pelo Homem.
     Chegámos à situação atual por causa do lixo deitado nos rios, no solo e, infelizmente, em quase todos os locais por onde o Homem passa. A poluição também é causada pelos incêndios (que são mais frequentes no Verão). Há duas situações de incêndios: os causados por fenómenos naturais, como os relâmpagos, e, os mais frequentes, situações causadas pelo Homem, como fogueiras, cigarros mal apagados e por vezes por derrame de combustível. Existem muitas espécies de animais em vias de extinção, como o lince ibérico e o panda gigante e algumas que se encontram mesmo extintas, como o dodó.
     Para se evitarem todos estes prejuízos, o Homem vai ter de parar de destruir o planeta Terra.

Matilde Gonçalves (5.ºA)

Páginas da Vida

Guilherme Aguiar (5.ºA)

5.º B

A Conservação da Natureza

30/09/2015
     Boa tarde, eu sou a jornalista Luísa Leal.
     Há alguns dias fui entrevistar algumas pessoas sobre o que achavam da extinção de várias espécies de seres vivos. Várias pessoas disseram-me que foi o Homem que causou a extinção de vários seres vivos, mas outras disseram-me que não foi ele.
     Como obtive respostas diferentes, fui fazendo outras perguntas, como: "Qual a situação em que se encontra o ambiente?"
     Algumas pessoas disseram-me que o ambiente não está assim tão bom, pois o Homem não está a protegê-lo, por espero que o Homem comece a conservá-lo.

Luísa Leal (5.ºB)

Rio Leça

     Era uma vez um rio que era muito poluído. As pessoas iam lá apanhar peixes e destruíram o seu habitat.
     Houve um dia que despejaram muito lixo e o rio ficou muito poluído, mas mais tarde, tiveram que recolher o lixo, deixando o rio mais limpinho.

Pedro Filipe Monteiro (5.ºB)

Os habitats

     Os habitats são importantes, porquesem eles os seres vivos ficam sem sítio para viver e extinguem-se.
     Hoje em dia estamos a melhorar a situação do ambiente, mas mesmo assim ele está ainda muito poluído.
     Para mim, o Homem teve alguma culpa, pois polui e provoca incêndios e desflorestação, razões que destroem os habitats.
     Uma das espécies de seres vivos ameaçados é o lince ibérico. As causas da sua situação são a caça dessa espécie e a diminuição do número de coelhos-bravos, seu principal alimento.
     Para contribuir e ajudar as espécies que estão ameaçadas, podemos não poluir, não provocar tantos incêndios e acabar com a caça excessiva.

Sara Moutinho (5.ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário