Quando nasce, o bebé não sabe usar bem os olhos, logo é normal que os entorte várias vezes. Com um ou dois meses, aprende a focalizar os dois olhos ao mesmo tempo e é capaz de acompanhar com o olhar um objeto em movimento.
Aos quatro meses, o bebé começa a desenvolver a perceção de profundidade, o que o ajuda a saber se alguma coisa está mais perto ou longe. Também passa a controlar melhor os braços e, deste modo, o desenvolvimento visual acontece na hora certa para ajudá-lo a tentar agarrar no seu cabelo, brincos ou óculos, com muito mais precisão. Um mês depois, consegue detetar objetos pequenos e acompanha bem o movimento das coisas.
A partir dos oito meses, a visão do bebé é quase igual à de um adulto em termos de clareza e perceção de profundidade. Há bebés que atingem esta fase por volta dos cinco meses. Com essa idade, os olhos da criança, normalmente, estão próximos da sua cor definitiva, embora ainda possa haver mudanças pequenas na cor da íris.
Mariana Rocha 2017 |
https://lifestyle.sapo.pt/familia/bebe/artigos/a-visao-do-bebe?pagina=2
https://www.alimentasorrisos.pt/pt/lar-e-familia/bebe/visao-do-bebe.html
https://www.aoa.org/patients-and-public/good-vision-throughout-life/childrens-vision/infant-vision-birth-to-24-months-of-age?sso=y
Mariana Rocha (8.º A)
Sem comentários:
Enviar um comentário