segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O meu jardim

Neste artigo, apresento-vos as características de algumas plantas do meu jardim:

Túlipas: 

     Com cerca de cem espécies, as túlipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. As cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos de diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, entre outras. O bolbo contém substâncias que podem provocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.

Rosas: 

     Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis numa variedade imensa de formas. Estas flores sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem as suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores muito variadas. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos dentados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias e apresentam originalmente 5 pétalas e muitos estames. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, e algumas vezes comestíveis. 


Rododendros:  

     São plantas arbóreas ou arbustivas, com algumas epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas), originárias das regiões de clima temperado do hemisfério norte. Dividem-se em oito subgéneros, sendo mundialmente cultivadas, com inúmeros híbridos. Existe também o rododendro em Bonsai.


Amores-perfeitos: 

     O Amor-perfeito (Viola tricolor) é uma flor bienal selvagem euroasiática. É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Cresce nos prados e nas quintas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrado em locais com sombra parcial. Floresce de abril a setembro. As flores podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas. É hermafrodita e autofértil, polinizada pelas abelhas.


Margaridas:  

     Esta flor tem a sua origem em zonas do Hemisfério Norte. A margarida é uma planta herbácea da família das Compostas. As pétalas das margaridas têm uma forma alargada e delgada. Estas pétalas rodeiam o botão central dourado ou amarelo. As folhas das margaridas têm uma forma oval. Os seus caules são compridos e delgados, alcançando em alguns casos um metro de altura.

Orquídeas: 

     Estima-se existam cerca de 35 mil espécies de orquídeas, sem contar com as formas híbridas. A maioria das espécies encontram-se em climas tropicais e subtropicais. Apesar disso, a sua distribuição populacional é de nível mundial. Em Espanha existem mais de 100 espécies de orquídeas, especialmente em zonas montanhosas. As orquídeas europeias não têm as flores tão grandes e robustas como as orquídeas tropicais.

Hortênsias: 

     As hortênsias são arbustos caducifólios (de folha caduca), lenhosos na base, mas com consistência mais frágil nos ramos jovens. Mede até 2-3 m de altura e tem uma largura de copa que pode atingir os 3 m.



http://www.mundodeflores.com/rosas-margaridas.html (adaptado)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal(adaptado)

Mariana Rocha (5.º B)

Sem comentários:

Enviar um comentário