Alguns animais produzem, como forma de defesa, substâncias venenosas que afastam ou matam possíveis predadores. A seguir apresenta-se uma lista com alguns desses animais:
O 10.º animal mais venenoso do mundo é a rã Dendrobates. Pode encontrar-se na América Central, América do Sul e também nas florestas tropicais do Brasil, Guiana, Francesa e Suriname. Tem cores vivas, como o vermelho, azul, verde e amarelo. O seu veneno é muito forte e capaz de matar 10 homens adultos mas também é usado nas pontas das flechas e dardos dos Índios.
O 9.º animal é o Tetraodontidae. Encontra-se nas zonas quentes e temperadas. Algumas espécies medem 1 metro. O seu veneno é muito forte mas apenas paralisante (é a tetradotoxina produzida nas gónadas* e outros tecidos viscerais que faz paralisar o corpo).
O 8.º animal é a Oxyuranus scutellatus que pode ser encontrada por todo o território australiano, aparecendo com mais frequência na costa oriental, devido ao maior número de áreas florestais. Mede cerca de 3 metros e é considerada a cobra mais venenosa da Austrália podendo matar cerca de 100 homens adultos. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz com que o sangue se liquidifique, destruindo as células sanguíneas, podendo provocar hemorragias internas), o veneno é injetado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos.
O 7.º animal é a Phoneutria spp. (aranha armadeira). Pode-se encontrar no sul tropical da América Central. São altamente agressivas, pois produzem um veneno cujo componente neurotóxico é tão potente que apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato, medem cerca de 12 cm. Contudo, o seu veneno é muito importante para a medicina pois pode funcionar como um analgésico mais potente do que a morfina e outros medicamentos.
O 6.º animal é o Genyatremus luteus (peixe pedra), que é encontrado nas regiões costeiras dos oceanos Indico e Pacífico. A sua côr castanho-esverdeada permite camuflar-se entre as pedras, transformando-o num alvo fácil de ser pisado acidentalmente por uma pessoa. O veneno não é muito forte mas se a sua picada não for curada num prazo de uma hora a pessoa pode morrer.
O 5.º animal é o Leiurus quinquestriatus (escorpião do deserto), que pode ser localizado na Palestina e no deserto de Israel. É de cor amarela e pode crescer de 3 a 5 cm. É pequeno mas a sua picada não deixa de ser dolorosa e pode matar um homem adulto saudável. O seu veneno é muito importante para tratar diabetes.
O 4.º animal é o Hapalochlaena (polvo-de-anéis-azuis) que vive em poças de maré no Oceano Pacífico, entre Japão e Austrália. O polvo é muito pequeno mede apenas 12cm. O seu veneno é tão forte que consegue matar cerca de 20 homens com uma dose de veneno.
O 3.º animal é o Caracol "concha de berlinde" (C. marmoreus) que vive em ambientes quentes de águas salgadas. Este animal é muito pequeno mas uma gota do seu veneno é capaz de matar cerca de 20 homens e o pior é que ainda não existe antídoto atualmente.
O 2.º animal é a Ophiophagus hannah (cobra real). Esta espécie vive em todo o Sudeste Asiático e partes da Índia, mas é encontrada principalmente em áreas florestais. O nome Ophiophagus significa “comedor de cobras”, pois come cobras e outros animais. Se um humano levar uma picada dela morre rapidamente, pois o seu veneno é muito forte.
O 1.º é a Chironex fleckeri (vespa do mar) e pode ser encontrada na Austrália, Filipinas, Havaí, no Vietname e muitas outras áreas tropicais. Tendo apenas 15 tentáculos, cada um com 5000 células venenosas, o seu veneno é o mais forte do mundo, muito mais forte do que qualquer veneno de uma cobra, aranha ou escorpião do planeta: um único indivíduo da espécie contém toxinas suficientes para matar 60 adultos.
*gónadas ou glândulas sexuais: são os órgãos que produzem as células reprodutoras nos seres pluricelulares.
Adaptado de http://cienciasanimaisvenenosos.blogspot.pt/p/os-10-animais-mais-venenosos_26.html
Diogo Sousa (5.º B)
Sem comentários:
Enviar um comentário