O que é uma alergia?
As alergias são a consequência do sistema imunitário a trabalhar exageradamente, prejudicando o organismo em consequência disso. São criadas então substâncias denominadas por alergénios que afetam as pessoas de diversas maneiras. A maioria das reações produzem uma substância denominada por histamina, que provoca inflamação e dificulta a ventilação pulmonar. A alergia mais vulgar é a febre dos fenos, que a maioritariamente é controlada por medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que contrariam os efeitos da histamina. As reações alérgicas vão desde uma suave inflamação até um estado denominado por choque anafilático que pode trazer a insuficiência cardíaca, levando assim à morte.Quantas pessoas em média são afetadas por alergias?
Anualmente são afetadas cerca de 60 milhões, sabendo que o planeta Terra tem cerca de 7 mil milhões de habitantes.Quais são as piores alturas para sermos afetados?
Na primavera - pólen da relva e gramíneas;De fevereiro a junho - pólen de árvores;
De setembro e outubro - pólen das ervas daninhas.
O que é a febre dos fenos?
Durante o ano normalmente, costumamos pisar, cortar os relvados. Ao fazê-lo, soltam-se grãos de pólen de gramíneas, pequenas ervas que nos prejudicam, causando assim a febre dos fenos ou rinite alérgica sazonal.Por serem muito pequenas, estes grãos são transportados pelo vento, e, ao respirarmos, alojam-se nos revestimentos nasal e da garganta.
Qual a quantidade de grãos de pólen que existe no ar?
Existem cerca de 50 grãos por metro cúbico, mas de manhã apresenta-se um cenário pior, pois é nesta altura que as plantas libertam maior quantidade de pólen. Nos dias de sol existe mais pólen que nos de chuva, pois esta limpa o ar.De onde vem a expressão "febre dos fenos"?
Esta expressão prende-se com o surgimento dos sintomas durante a época da ceifa do feno, pois são os seus pólens que causam a alergia (mas na verdade não provocam febre).Por que é que a febre do feno é uma alergia?
É uma alergia, pois o corpo desencadeia uma reação alérgica, pensando que foi invadido por algo prejudicial à saúde. O corpo produz uma substância de defesa conhecida por IgE, um tipo de anticorpos que provocam inflamação nos canais nasais e a secreção de bastante muco.Para além de inflamar os canais nasais esta alergia pode ter outros sintomas?
Sim. Devido à atuação dos anticorpos, pode originar dores de cabeça e tosse aguda, devido à produção de muco.Como reagem os anticorpos IgE à febre dos fenos?
Reagem da mesma forma como se o organismo estivesse a ser invadido por um vírus. Os grãos de pólen contêm vários antigénios, que assinalam a sua presença. Logo que os anticorpos avistam os antigénios, tentam neutralizá-los. Quando isto acontece, o problema deixa de existir.Depois de terem sido neutralizados, como se eliminam os grãos que provocaram a febre do feno?
O nosso corpo apresenta uma grande equipa de macrófagos, um tipo de glóbulos brancos que, para além de destruírem inimigos, limpam o nosso sistema.
Diogo Sousa (6.º B)