Podendo ter até 30 metros de comprimento e mais de 180 quilos de peso, a baleia-azul, é o maior animal que alguma vez existiu. Também é o mais ruidoso, podendo emitir sons que atingem os 188 dB — mais forte que o som de um avião a jato — e que podem ser ouvidos a mais de 800 km de distância.
Longo e esguio, o corpo das baleias-azuis apresenta o dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto que o seu ventre é geralmente mais claro.
A barbatana dorsal das baleias-azuis é pequena, visível apenas por um curto período de tempo, enquanto mergulham. Através do seu espiráculo, podem produzir jatos de água de até 9 m de altura. O volume dos seus pulmões pode chegar a 5 000 litros.
Tal como as outras espécies pertencentes à subordem Mysticeti, a dieta das baleias-azuis consiste exclusivamente em pequenos crustáceos conhecidos como krill, pequenos peixes e lulas, podendo ainda ingerir um pequeno número de copépodes. Uma baleia-azul adulta pode comer até 3 600 kg de krill num só dia.
As baleias-azuis eram, até ao início do século XX, abundantes em quase todos os oceanos da Terra. Caçadas por mais de um século, foram levadas à beira da extinção pelos baleeiros, até se tornarem objeto de mecanismos de proteção adotados pela comunidade internacional em 1996. Um relatório de 2002 estimou que existam de cinco a doze mil baleias-azuis em todo o mundo.
Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul
Mariana Rocha (6.º B)
Sem comentários:
Enviar um comentário