Os javalis são animais de grandes dimensões. Os machos são consideravelmente maiores que as fêmeas, além de terem dentes caninos maiores. Tem ampla distribuição geográfica, sendo nativo da Europa, Ásia e Norte da África. Em tempos recentes, foi introduzido nas Américas e na Oceânia. Na Europa, os animais do norte tendem a ser mais pesados que os do sul.
O seu corpo é robusto e estreito, com patas relativamente curtas. A boca é provida de enormes caninos que se projetam para fora e crescem continuamente. Os caninos superiores são curvados para cima, enquanto os inferiores, maiores ainda, chegam a ter 20 cm de comprimento. Os caninos são usados como armas em lutas entre machos e contra inimigos.
Ao contrário de certas raças de porcos domésticos, os javalis são cobertos de pelagem. Os pelos são rijos e, nos adultos, a sua cor varia entre o vermelho-escuro e o acastanhado. As crias apresentam pelagem cor de terra clara com listas negras, o que lhes dá uma camuflagem muito eficiente. Esta pelagem escurece com a idade.
O javali tem comportamento sociável, mas não é territorial, ou seja, não marca territórios. Reúne-se em grupos matriarcais, normalmente com três a cinco animais, formados pelas fêmeas e suas crias, embora possam ser encontrados grupos superiores a vinte indivíduos. A fêmea dominante é a de maior idade e tamanho e sempre fica um pouco mais afastada do grupo como uma sentinela, que poderá dar a sua vida para que os restantes fujam.
Excetuando-se o período de cio, os machos em idade reprodutora são bem mais solitários, mas podem ser vistos acompanhados por um ou mais machos jovens, conhecidos por "escudeiros". O grunhido do javali chama-se "arruar".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Javali (adaptado)
Mariana Rocha (6.º B)
Sem comentários:
Enviar um comentário