A chuva de meteoros Oriónidas está relacionada com a passagem do cometa Halley. Ocorre quando a Terra encontra a órbita do famoso cometa, que em 1986 passou perto de nós. É chamado de Oriónidas porque os meteoros parecem surgir da Constelação de Órion.
Quem olhar para o céu, em locais com pouca luminosidade (ou seja, longe das grandes cidades cheias de luzes artificiais), poderá ver uma "chuva de estrelas" formada a partir da poeira do cometa, que passa pela Terra a cada 76 anos, quando regressa às regiões internas do Sistema Solar (a próxima vez que o Cometa Halley será visível da Terra será no ano de 2061).
A chuva de meteoros Oriónidas deverá atingir o seu pico durante a fase da Lua nova, podendo ser observada nos hemisférios Norte e Sul. Uma das formas possíveis para acompanhar este fenómeno será online, através de imagens transmitidas em direto a partir de telescópios colocados um pouco por todo o mundo. No endereço
http://live.slooh.com/ será transmitido na próxima madrugada (de 21 para 22 de outubro), a partir da 1h.
Para os interessados na Astronomia, há outro evento previsto para a próxima quinta-feira, dia 23 de outubro: a partir das 22h, o mesmo site transmitirá imagens em direto do eclipse parcial do Sol.
Boas observações!
Sem comentários:
Enviar um comentário