domingo, 1 de dezembro de 2013

Besouro-hércules


     Este besouro pertence ao reino Animalia, ao filo Arthropoda, à classe Insecta, à ordem Coleoptera, à família Scarabaeidae, à subfamília Dynastinae, ao género Dynastes e finalmente à espécie Dynastes hercules.
     É um dos maiores dos besouros existentes no planeta Terra, contudo é inofensivo, pois não morde nem pica. Esta espécie nasce e vive nas florestas tropicais da América Central e do Sul e também nas pequenas Antilhas. Tem sido observado tanto no norte como no sul de Vera Cruz, no México.
      Ele é muito famoso pois pode ser considerado o animal mais forte do mundo. Levanta cerca de 850 vezes o seu próprio peso, ou seja, se um ser humano tivesse essa força, conseguiria levantar 15 elefantes (cerca de 60 toneladas ou seja 60 mil quilogramas).

     Tem dimorfismo sexual, pois o macho possui chifres e o seu corpo é maior que a fêmea, que é mais pequena e não tem chifres.

      Pode ser uma larva durante 2 anos, mas durante esse tempo irá crescer até 11cm e engordar até cerca de 28 gramas. Enquanto larva alimentar-se-á de madeira apodrecida. Depois vai formar uma pupa e chegará à fase adulta. Nesta fase irá percorrer a floresta à procura de fruta em decomposição.
     É uma espécie ameaçada, sendo considerado "Vulnerável".


    Diogo Sousa (5.º B)

1 comentário:

  1. Aqui em minha região há uma época do ano em que aparecem muitos atraídos pela luz da rua, muito lindos e existem variações na espécie, vou postar uma imagem depois...

    ResponderEliminar