As plantas carnívoras são plantas muito especiais, pois comem pequenos insetos (o seu principal alimento), anfíbios, aves e répteis.
O processo funciona da seguinte forma: primeiro capturam o alimento com armadilhas compostas por folhas, depois dá-se a digestão (através de substâncias orgânicas a planta digere as presas) e finalmente a utilização desses nutrientes.
Estas plantas necessitam dos nutrientes dos animais para sobreviver e também de luz, como todas as outras plantas. Predominam na parte tropical do planeta Terra, estando presentes no sudeste Asiático, em todas as Américas e na Austrália. Em menor quantidade, também se encontram no sul da Europa e em África.
Existem essencialmente 4 famílias de plantas carnívoras: as Nepenthaceae, plantas em forma de jarro; as Sarraceniaceae, plantas carnívoras com folhas que saem de um caule que cresce horizontalmente; as Droseraceae, plantas que possuem tentáculos que cobrem principalmente as suas folhas e possuem uma substância pegajosa que atrai os insetos, onde morrem e são digeridos lentamente, e finalmente a família Lentibulariaceae, de plantas com uma estratégia de caça muito parecida com a família mencionada anteriormente.
Nepenthaceae |
Sarraceniaceae |
Droseraceae |
Diogo Sousa (5.º B)
Sem comentários:
Enviar um comentário