Várias associações ecologistas e ambientalistas portuguesas e espanholas denunciaram hoje a morte de mais um lobo ibérico, desta vez no concelho de Vila Nova de Paiva (distrito de Viseu). O lobo ibérico é uma espécie ameaçada e protegida por lei, por isso não podemos assistir de braços cruzados ao seu desaparecimento. Na Península Ibérica existirão apenas 2000 lobos, 300 deles em território português. Até ao século XIX, eram muito numerosos e ocupavam toda a Península, mas a sua população tem diminuído drasticamente. Pensa-se que a sul do Rio Douro restarão menos de 50 animais, que continuam a ser constantemente ameaçados por ações humanas (envenenamentos, caça, eliminação das suas presas, etc.).
Este é já o quinto ato criminoso do género que se tem conhecimento só no último ano, tendo já sido registadas, também em 2013, as mortes de quatro lobos da população a norte do Douro. Os autores destes crimes passam quase sempre sem qualquer punição, o que não pode continuar a acontecer, se queremos proteger o último grande carnívoro existente no nosso país.
Para mais informações sobre o lobo ibérico, as suas características e principais ameaças, poderão consultar o site: http://lobo.fc.ul.pt/?page=conteudos/lobo_iberico e ver o vídeo seguinte.
Sem comentários:
Enviar um comentário