sábado, 7 de dezembro de 2013

Os alimentos como veículo de nutrientes

O que são nutrientes?

     Para poder viver, o ser humano precisa de se alimentar. Para isso, ingere alimentos que vão fornecer-lhe a matéria e a energia de que necessita. Cada alimento é constituído por substâncias mais simples chamadas nutrientes, que são incorporados pelas células.
     Os nutrientes que os alimentos fornecem são: proteínas ou prótidos, glúcidos ou hidratos de carbono, gorduras ou lípidos, vitaminas, minerais, água e fibras.
     Os alimentos que contêm quase exclusivamente um único nutriente, como, por exemplo, o azeite, são chamados alimentos incompletos. Os ovos, o leite e os seus derivados contêm uma grande variedade de nutrientes, por isso, são considerados alimentos completos.
     O bom funcionamento do organismo depende da quantidade de nutrientes ingeridos. O excesso ou a carência de nutrientes podem causar problemas de saúde. A quantidade de nutrientes necessárias ao bom funcionamento do organismo depende da idade, do género, da atividade física e do estado de saúde/doença.



A roda dos alimentos

     A roda dos alimentos é uma representação gráfica em forma de círculo que nos ajuda a escolher os alimentos que devemos comer mais e também os que devemos comer menos. Está dividida em sete setores de diferentes tamanhos - grupos - que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes e que indicam a proporção correta de cada um desses alimentos na alimentação diária. A água está no centro da roda porque está presente em quase todos os alimentos e é fundamental à vida.







Interpretar a pirâmide da alimentação saudável:

     Tal como a roda dos alimentos, a pirâmide da alimentação saudável é um esquema que nos dá orientações sobre o tipo de alimentos e respetivas quantidades a incluir na alimentação diária.










Analisar rótulos alimentares:

     A produção, a distribuição e a venda de produtos alimentares estão sujeitas a regras rigorosas. A embalagem é um elemento essencial para a conservação e proteção do produto, por isso, deve ser adequada e manter-se intacta e sem deformações.
     O rótulo tem de estar escrito de forma legível, em português, porque permite ao consumidor conhecer as características do produto. Os rótulos contêm algumas menções obrigatórias. Tomando como exemplo o rótulo de um iogurte líquido:
  • Denominação de venda (iogurte aromatizado de morango meio gordo)
  • Data-limite de consumo ou prazo de validade (consumir até…)
  • Lista de ingredientes (leite parcialmente desnatado, açúcar aroma de morango e fermentos lácteos)
  • Informação nutricional (total de gorduras, glúcidos e proteínas) e valor energético (x calorias)
  • Condições de conservação (conservar entre 0ºC e 6ºC)
  • Quantidade líquida (125g)
  • Nome e morada da entidade que lança o produto no mercado
     
     Devemos escolher os produtos pelas suas características nutricionais e não pela cor da embalagem, pela publicidade ou pelos brindes!

Maria Beatriz Ribeiro (6.º A)

Sem comentários:

Enviar um comentário