quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Clonagem e os animais que poderiam regressar à Terra

     A clonagem é a criação de seres semelhantes. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente iguais de um mesmo ser vivo (microrganismo, vegetal ou animal).Um clone consiste num grupo de células geneticamente iguais à célula ancestral, de onde se dividiram.

     Há pelo menos oito animais – alguns extintos há um século, outros há 10 mil anos – que poderiam vir a ser reintroduzidos no planeta Terra através da clonagem. 

Tigre dente-de-sabre: este felino, extinto há 10 mil anos, tinha enormes dentes caninos que atingiam os 20 centímetros.
Moa: parecida com a avestruz ou com a ema, tinha 2,5 metros e pesava 230 quilos, mas desapareceu há cerca de 600 anos atrás. 
Mamute lanudo: está extinto há onze mil anos, mas os cientistas acreditam poder cloná-lo com a ajuda de um elefante, originando assim um mamute pré-histórico. 
Preguiça Gigante: animal gigantesco extinto há milhares de anos. Media quatro metros de altura e pesava quatro toneladas.
Lobo da Tasmânia: originário da Austrália e da Nova Guiné era o maior marsupial dos anos 30 do século XX, tendo-se extinguido há quase 100 anos.
Rinoceronte lanudo: extinto há 10 milénios, este rinoceronte colossal deixou como vestígios partes do corpo que foram encontradas congeladas. 
Dodó: após os europeus constatarem a sua existência, foi curto o seu tempo de vida, pois a espécie foi extinta 80 anos depois da sua descoberta, devido à caça. 
Huia: era nativa da Nova Zelândia. O último registo visual  da ave foi feito foi em 1902 e desde aí que os cientistas tentam cloná-la. 

Afonso Ramos (5.º B)


     Dentro em breve será possível fazer regressar animais extintos há muito tempo, mas será correto fazê-lo? O que faremos com os animais clonados? Fechamo-los num zoo? Colocamo-los num laboratório e sujeitamo-los a experiências intermináveis? E não estaremos a colocar vidas em risco ao trazer de volta grandes predadores que se extinguiram antes do aparecimento do Homem? Será que devíamos antes concentrar-nos em conservar as espécies que existem atualmente (muitas delas em risco de extinção)?
     Ficam dois vídeos sobre este tema, para refletir.
         

Sem comentários:

Enviar um comentário