Celebra-se hoje o aniversário do lançamento da Estação Espacial Internacional, ou melhor, do seu primeiro módulo, chamado Zaria. Módulo a módulo, em mais de 40 missões já realizadas, tem-se construído a estação espacial nos últimos 15 anos, porque não havia nenhum foguetão com potência suficiente para lançar no espaço um objeto com 400 toneladas, tão grande como um campo de futebol.
A Estação tem seis habitantes permanentes (seis astronautas), e dá 16 voltas à Terra por dia, a uma velocidade de 27.700 km/h. O seu objetivo é estudar o nosso planeta e o seu clima, o Sol e as suas características, as partículas e as radiações do Universo, e permitir experiências em ambiente quase sem gravidade, enquanto orbita em redor da Terra a uma altura de 320 km.
Podemos saber quem são as pessoas que estão no Espaço a qualquer momento neste site e verificar por onde anda a Estação Espacial Internacional aqui. Com alguma sorte e capacidade de observação vê-la-emos da Terra. Ela parece-se como um avião muito rápido, mas com luzes fixas (as dos aviões piscam). Será o objeto mais brilhante do céu, à exceção da Lua, e é tão luminosa que podemos até observá-la do meio de uma cidade.
Parabéns, Estação Espacial Internacional!
Sem comentários:
Enviar um comentário