quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Krill

     O termo krill é de origem norueguesa, sendo derivado do neerlandês kriel, que designa peixes acabados de nascer ou em fase juvenil. É o nome dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão. 
  Estes pequenos crustáceos são organismos muito importantes, especialmente porque servem de alimento a baleias, tubarões-baleia, focas, gaivotas, pinguins, entre outros. 
     O krill existe em todos os oceanos do planeta. Estas espécies alimentam-se de fitoplâncton (algas microscópicas) e de algum zooplâncton (animais aquáticos microscópicos), transformando esta fonte de alimento numa forma que pode ser consumida por muitos animais de maiores dimensões, constituindo a maior parte da dieta destes. 
     A pesca comercial de krill é feita no Oceano Antártico e nas águas em redor do Japão. Muito do krill pescado é utilizado na aquicultura e como alimento para peixes de aquários, como isco na pesca desportiva ou, ainda, na indústria farmacêutica. No Japão e na Rússia, o krill é também usado para o consumo humano, sendo conhecido no Japão como okiami

http://pt.wikipedia.org/wiki/Krill (adaptado)

Mariana Rocha (5.ºB)

Sem comentários:

Enviar um comentário