Como é transformado o bolo alimentar?
O bolo alimentar, que é formado na boca pela mastigação e ensalivação dos alimentos, passa da boca para o esófago, através da faringe, num processo chamado deglutição. Para que esta aconteça da melhor maneira, é muito importante a ação da epiglote, que impede que os alimentos sigam para as vias respiratórias, o que poderia ser muito perigoso, pois iria impedir-nos de respirar.
E o que acontece no estômago?
Empurrado pelos movimentos peristálticos (contrações e distensões da parede do tubo digestivo que permitem o avanço dos alimentos), o bolo alimentar continua a progredir do esófago até ao estômago, onde continuam os movimentos peristálticos e atua o suco gástrico, que contém ácido clorídrico, muito importante para impedir o estabelecimento de bactérias prejudiciais no nosso sistema digestivo. Depois de algumas transformações, vai dar origem ao quimo.
|
|
Para percorrerem o trajeto da boca até ao estômago, os alimentos levam pouco mais de 1 minuto. No entanto, depois de chegarem ao estômago, irão lá permanecer durante cerca de 3 horas.
Sara Vieira (6.ºA)
Sem comentários:
Enviar um comentário