Uma equipa de investigadores que inclui um português detetou um novo planeta - o Kepler-78b - que é o mais parecido com a Terra que alguma vez foi descoberto fora do Sistema Solar.
Tem aproximadamente o mesmo tamanho e a mesma densidade do nosso planeta, o que deverá significar que terá uma constituição semelhante. Pedro Figueira, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, adiantou que, «muito provavelmente», uma grande parte do planeta Kepler-78b é, tal como a Terra, «composta por rocha», ao contrário de outros planetas de fora do Sistema Solar, que são formados sobretudo por gás.
O Kepler-78b está muito mais próximo da sua estrela (chamada Kepler-78) do que a Terra está do Sol, por isso, com temperaturas à superfície entre os 1.800 e os 3.300ºC, este planeta é demasiado quente para ter vida. Um ano em Kepler-78b dura apenas 8,5 horas (é o tempo que o planeta demora para dar uma volta em torno da sua estrela), o que faz com que cada ano na Terra corresponda a mais de 1030 anos neste planeta extraterrestre!
Comparação dos tamanhos da Terra e de Kepler-78b |
Kepler-78b em torno da estrela Kepler-78 |
A estrela Kepler-78 é uma das 150 mil que estão a ser estudadas pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, à procura de planetas com tamanho semelhante à Terra. Encontra-se a 400 anos-luz da Terra.
Nota: Cada ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz durante um ano (aproximadamente 9,46 biliões de km). Assim, 400 anos-luz serão 3 784 biliões de km.
Sem comentários:
Enviar um comentário